Pais - Uma bênção!

24/10/2011 20:39

Aprenda a superar as diferenças e a viver melhor com eles.

 

    O amparo paternal e maternal tão especial, é dado por nossos pais. São eles que nos dão proteção e apoio. É a eles que podemos recorrer nas horas difíceis, já que estão sempre ao nosso lado nos momentos de alegria e tristeza. Por terem experiência, nos aconselham e indicam os melhores rumos a seguir.

 

    As várias faces dos pais

    Na infância, eles são nossos heróis, desejamos estar em seus braços, olhar em seus olhos e sentir a confiança que necessitamos em alguns momentos. No entanto, conforme o tempo passa, esse perfil de "pais ideais" vai mudando e se tornando mais realista. Começamos a perceber que eles também têm defeitos, que podem errar em seus julgamentos e, principalmente, que não somos o centro das atenções deles como imaginamos. E se a nossa união com os pais não for forte o suficiente para superar as diferenças que sempre aparecem, essa relação fica abalada e acabamos nos distanciando.

    Como superar as diferenças e viver em paz com seus pais?

    Em primeiro lugar, é preciso aceitar que todos possuem falhas. E que a mesma dificuldade que temos em compreender, aceitar e respeitar os nossos pais também é enfrentada por eles. Por isso, procure fazer uma reflexão sobre a sua vida. Reconheça seus erros e se desculpe por eles. O arrependimento e o perdão são pontos de partida para um bom relacionamento.

    Depois, analise o que gostaria de mudar na relação que tem com seus pais.

Às vezes, pela experiência de vida que eles têm, parecem que querem se mostrar superiores e acabam não dando ouvidos aos filhos, não respeitando a individualidade deles. Aí, começam os pequenos conflitos por diferenças de opiniões e personalidade. Mas é preciso

tirar proveito dessas discussões. Respeitar o ponto de vista dos pais pode fortalecer e acrescentar lições a esse relacionamento. Assim, os "confrontos" poderão se transformar em troca de opiniões, o que é bastante enriquecedor.

    Demonstre o seu carinho e a sua preocupação com eles, fale palavras bonitas e encoraje-os a melhorar de vida. Seja sincero (a), mas não queira ser dono (a) da verdade, respeitando os limites dos seus pais.

    Lembre-se também de orar por eles e pedir que essa relação entre vocês seja fortalecida. Tenha fé e perseverança...

Assim será concedida a serenidade e harmonia interior de que precisam para viverem em paz.

 

(Fonte: S&A)