Frases e pensamentos

12/11/2011 14:53

Fernando Pessoa

 

"Às vezes ouço passar o vento: e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Para viajar basta existir."

"Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

"Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente, por isso pouco sentiam. Dá a sua perfeita execução de obra de arte."

"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta."

"O meu passado é tudo quando não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."

"O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se, cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas lhe chegam."

"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias."

"Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste."

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

"Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder; quem quer nunca há de poder, porque se perde em querer."

"Tudo que existe, existe talvez porque outra coisa existe. Nada e tudo coexistente: talvez assim seja certo."

"A vida é para nós o que concebemos dela."

"O pobre possui um império, o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas veem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida."

"Tudo em nós está em nosso conceito do mundo, modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós, isto é modificar o mundo, pois ele nunca será, para nós, senão o que é para nós..."

"Pode ser que nos guie uma ilusão; a consciência, porém, é que não nos guia."

"O amor é um sonho que chega para o pouco que se é."

"O povo nunca é humanitário. O que de mais fundamental na criatura do povo é a atenção estreita aos seus interesses, e a exclusão cuidadosa, praticada sempre que possível, dos interesses alheios."

"Para realizar um sonho é preciso esquecê-lo, distrair dele a atenção. Por isso realizar é não realizar."

"Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária."

"Despreza tudo, mas de modo que o desprezar-te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso."