Dicas imbatíveis para um dia de trabalho relaxado e pacífico

23/10/2011 11:51

Trabalhar de manhã à noite sem parar pode ser, como todos nós sabemos, muito estressante. O resultado mais provável de um dia longo e cansativo será corpo e mente exaustos, um espírito fragilizado. E amanhã começa tudo de novo. Porque é nos locais de trabalho que passamos a maior parte das nossas vidas, é importante viver um cotidiano mais saudável e mais feliz.

Saber que está em suas mãos criar e manter dias de trabalho relaxados e pacíficos, é meio caminho andado. Para o caminho que falta, ficam estas dicas.

 

    1 - Faça menos. Fazer muito e depressa não significa que está fazendo bem, e muito menos que esteja tendo um dia relaxado. Por isso, em vez de tentar fazer tudo, correndo como louco (a) entre a fotocopiadora, o telefone, o gabinete do diretor, o celular, o departamento de produção e o computador, faça menos. Reduza a sua lista de afazeres, escolhendo trabalhar naqueles projetos ou tarefas com maior impacto, aqueles que terão mais valor ao longo prazo. Podem ser apenas 3 ou 4 coisas, mas serão coisas com uma influência muito forte na sua vida.

    2 - Crie uma rotina matinal. Acima de tudo, esta deve ser uma rotina tranqüila: pode ser uma sessão de jogging (Cooper), um pequeno-almoço suntuoso. Ter tempo para ler o jornal enquanto bebe o seu café ou simplesmente mais 5 minutos e dormir.

Comece o dia devagar e como mais gosta.

   3 - Prepare tudo o que precisa de véspera. Aqui, pode criar outra rotina, uma que lhe permita preparar e adiantar algumas coisas de véspera, para não ter de andar correndo de manhã fazendo tudo. Pode ser escolher a roupa que vai vestir no dia seguinte, pôr a mesa para o almoço, organizar as mochilas dos seus filhos ou pegar na sua agenda e planear tudo o que tem que fazer amanhã e como vai fazê-lo. Quando acordar, já vai ter tanta coisa feita!

   4 - Comece o dia na banheira. Dependendo dos seus gostos, uma boa ducha pode ser muito revigorante, enquanto um banho de imersão é um excelente renovador. O efeito tranqüilizante da água é tudo o que precisa para começar mais um dia.

   5 - Faça exercício físico logo pela manhã. Não há nada como a adrenalina para começar o dia com o pé direito - seja uma caminhada, uma volta ao quarteirão de bicicleta ou 20 minutos de Pilates. Não precisa suar todas as manhãs, mas garantimos-lhe que, quando o fizer, os seus níveis de energia e bem-estar geral estarão em alta durante o resto do dia.

   6 - Trabalhe em silêncio. Procure sempre trabalhar com um ambiente silencioso.

Isto pode ser conseguido ao fechar a porta do seu escritório, chegar mais cedo de manhã, ou seja, antes de toda a gente, ou alterar a sua hora de almoço, para poder trabalhar tranqüilamente enquanto a maioria foi almoçar. Se trabalha em casa, pode aproveitar para acabar aquele relatório quando ainda estão todos a dormir ou, se preferir, no silêncio da noite. O importante é conseguir fazer algo produtivo nos intervalos da azáfama diária.

   7 - Um ambiente de trabalho minimalista. Mantenha apenas o essencial em cima da sua secretária e ao seu redor, se não, terá mil e uma distrações visuais. Isto não quer dizer que não possa ter alguns livros, objetivos decorativos ou fotos de família na sua mesa, mas não abuse! Pouco, mas bom. Um ambiente de trabalho simples, organizado e sem distrações será um ambiente de trabalho tranqüilo e produtivo.

   8 - Desligue as distrações. Sim, sabe perfeitamente do que estou falando: telefones, celulares, avisos de recepção de e-mails, Messenger, Twitter, Facebook... Tudo aquilo que poderá desconcentrá-lo (a) do trabalho que tem em mãos, obrigando-o (a) a desviar atenções para trás e para frente.

   9 - Reduza o número de compromissos. Pense em todas as coisas que preenchem a sua vida e decida o que é realmente essencial. Isto quer dizer que provavelmente terá de fazer algumas escolhas, elegendo uma mão cheia de prioridades.

Feito isso, vá eliminando o que já não é uma prioridade. Assim, não estará no escritório (tentando) fazer contabilidade e pensando no "curso" em que se inscreveu, mas que não lhe apetece freqüentar!

   10 - Falte às reuniões. Se tiver um cargo que lhe permita faltar as reuniões, aproveite e faça-o. A maioria é uma perda de tempo e certamente saberá distinguir entre essas e aquelas que não pode perder.

Alguém irá informá-lo (a) do que se passou nas restantes. É verdade que as reuniões podem ser produtivas, mas existem outras que podem ser facilmente transformadas num comunicado e enviadas por e-mail a todos os colaboradores. Ao reduzir o número de reuniões que ocupam sua agenda, vai ganhar mais tempo para trabalhar e de forma mais tranqüila.

 

(Fonte: Not just Business)